quarta-feira, 19 de junho de 2013

Formando uma pequena leitora

Eu sou estudante de letras, então dá pra imaginar a importância que os livros têm na minha vida. Acho que
desde que soube que ia ser mãe me preocupo em passar o gosto pela leitura pra Nina.
Primeiro amor literário
Eis que agora, com 1 ano e 3 meses, ela está apaixonada por um livro pela primeira vez. Apaixonada mesmo. Vê o livro e fica entregando pra gente ler e reler, só para quando escondemos. rs Quando não quer parar quieta para trocar a fralda, o ratinho salva. Chorando por causa da vacina, abro o ratinho e já vejo um sorriso surgirr. Mágico, incrível. Morro de orgulho.

O que eu fiz para chegarmos aqui?

Bom, eu li. Mesmo tendo sido meio engolida pela internet ultimamente, lido muita coisa na tela, tenho sempre um livro por perto. O exemplo é mesmo a melhor maneira de ensinar.

Na casa da vovó ela desde pequena se encanta com uma estante que vai do chão ao teto repleta de lombadas coloridas dos livros do titio.

Desde sempre também eu disponibilizei alguns livros para os quais não ligo muito para ela rasgar e babar manusear sem dó. Agora é difícil de acontecer, mas se ela rasga, um durex resolve. Melhor um livro remendado e amado que um perfeito parado na prateleira.

Antes de 1 ano ela já tinha também um livro de pano e alguns de plástico que eu usava no banho e na hora da comida. (Tá, eu sei que a hora da comida não é bom ter distrações, mas na minha família a gente sempre foi pra mesa com gibis e livros e eu faço assim com a Nina. Me julguem.)

Mais recentemente comecei a contar histórias enquanto ela mama pra dormir, ela fica me olhando com atenção enquanto eu falo, mas eu nem uso livro, só vou contando mesmo. Procuro repetir a mesma história vários dias seguidos. Pode ser um clássico como Chapeuzinho Vermelho ou uma história que seja especial pra você. Aqui eu gosto de contar a lenda japonesa do Momotaro san, o menino pêssego.

Sabe o que é engraçado, que o danado do livro do ratinho nem foi escolhido por mim, veio de presente através de uma promoção do Itaú que tem todo ano para clientes e não clientes, é só pedir pelo site. Eu não ia citar o nome do banco, mas resolvi dizer para apoiar a iniciativa. Os títulos são muito bem selecionados.

O papai salvou do lixo (!) dois livros incríveis há algumas semanas, um ilustrado por crianças indígenas e outro com vários trechos de poesias. Pelo que entendi eram livros entregues pela escola pública. Ainda não são para a idade dela, mas eu adorei! Só me entristece saber que estavam sendo descartados.

Se você tiver algum título que gostou, deixe a sugestão nos comentários. Sempre bom saber o que agrada os pequenos. Não esqueça de dizer a idade do seu filho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário