segunda-feira, 13 de maio de 2013

Eu matrioska

As matrioskas são estas simpáticas bonequinhas russas que contêm dentro de si uma outra igual em menor escala formando um conjunto de seis ou sete e representando a fertilidade e a própria maternidade. Para mim um belo símbolo que me faz lembrar o quanto minha filha mudou minha relação com a minha mãe.
Tivemos um relacionamento bastante conflituoso durante a adolescência e eu sempre quis ser diferente dela, mas, quando a Nina nasceu, pude entender, agradecer e me inspirar. Às vezes me pego usando frases dela, e acho que estamos mais parecidas até fisicamente. Sabe, a gente cresce com uma mãe que põe nossos interesses acima dos dela, que sempre dá um jeito de conseguir o que a gente precisa e fica achando que todas as mães são assim, mas não são. Por isso se você tem uma como a minha aí na sua casa, dê muito valor a ela.
Eu disse muito valor, e não muitos presentes. Eu gosto de presentes, mas não acho que eles têm de vir em datas específicas e também não acho que sejam a única maneira de comemorar o Dia das Mães. Uma boa ideia é utilizar o dia especial para fazer um passeio divertido, investir o dinheiro que seria gasto num presente em algo que se transforme numa deliciosa memória. Neste ano, tivemos um probleminha de saúde aqui em casa que atrapalhou as comemorações, então decidi que vou comemorar no sábado que vem. Já que é uma data inventada, por que não brincar com isso? Além de que, instituindo esta nova data driblo conflitos logísticos que sempre aparecem numa família grande que tem tradições diferentes para o dia.
Nós moramos em São Paulo, e meu dia das mães vai coincidir com a Virada Cultural, então meu plano é curtir o dia com a pequena na Viradinha Cultural, (veja programação aqui). Sou muito a favor da ocupação dos espaços públicos como exercício de cidadania e acho que esta cidade, que cada vez mais segrega as pessoas e as coloca atrás de muros, em frente a telas, merece ser utilizada e se transformar num lugar mais bem aproveitado. Vamos usar as praças e os parques em vez dos shoppings e, com carrinho ou sling, carregar nossos pequenos para todos os lugares!
Como contribuição deixo aqui links com listas de parques e praças em algumas cidades para incentivar as famílias a se divertirem ao ar livre.
Em São Paulo
No Rio
Em Minas
e em Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário