domingo, 5 de maio de 2013

Bebês me mordam!

Nos últimos tempos,a pequena começou a morder. Morde minhas mãos, as do pai e também bochechas. O titio ou a vovó pensam que vão ganhar um beijinho, coisa que acontece muito, mas ela abre a boquinha e NHAC. 
Sei pelos fóruns de bebês do mesmo mês que isso acontece muito, acredito que seja por causa dos dentes.
Por enquanto não tive nenhum episódio em que ela mordesse outra criança e antes que isso aconteça tento cortar esse comportamento. 
O que faço por aqui é dizer: "Faz dodói, morder, dodói". De uma maneira calma, mas firme, com tom de reprovação. EVITE usar a palavra NÃO. Por mais que seu filho balance a cabeça ao ouvi-la, ele ainda não tem conhecimentos linguísticos para entender o que significa. Então, ligar a palavra morder com dor vai funcionar melhor do que "Não morda". 
Outra dica importante é nunca rir ou achar bonitinho, isso vai confundir a criança que pode repetir o comportamento para fazer gracejo.
Nina mostrando as presas
Por mais que pareça não adiantar, é preciso bastante paciência para repetir muitas e muitas vezes e estimular o comportamento cordial. Aqui eu falo: "Morder dodói. Beijinho", e beijo ela, para que entenda, então peço um beijo e repito até ela entender que beijinho é bom, e mordida, não. Não posso garantir que vá funcionar, porque ainda estamos passando pelo momento, mas quando ela estava na fase de puxar cabelos eu fazia assim e hoje quando ela chega com a mãozinha na direção do nosso cabelo é sempre para fazer carinho ; )
Para os pais de bebês que levarem mordidas de outros a dica também é manter a calma, não estimular seu filho a revidar, pois isso só ensinará que agressividade resolve alguma coisa e é aceitável. Nesta fase, o mais recomendado é que os pais estejam sempre alertas para intervir numa situação explicando com carinho e atenção, pois as relações sociais também são aprendidas.
Essa fase da mordida costuma durar até os 3 anos, caso se estenda para além disso é importante buscar saber se existem motivos subjacentes que estejam causando o comportamento, algo que seu filho não esteja conseguindo expressar, por exemplo. 
Por último deixo aqui um link interessante para quem quiser ler sobre o que o psicanalista inglês Winnicott diz sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário