quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dr. Google


Quando estamos grávidas, aparecem, vindas de todos os lados, aquelas imensas listas de produtos  inúteis indispensáveis para o bebê e a futura mamãe. Sites, lojas, revistas nos dizem para comprarmos itens como termômetro de água, chupeta, chuquinhas, mamadeiras diversas, kit de higiene do bebê. Vou contar para vocês que, na prática, descobri que se sobrevive muito bem a um recém-nascido sem muitos desses apetrechos. Nada como o antebraço de uma mãe zelosa para saber se a temperatura da água está agradável para o bebê, colocar mamadeiras e toda a parafernália que acompanha o  uso delas numa lista dessas chega a ser um desestímulo à amamentação, as toalhas com capuz logo deixam de cobrir os pés do bebê que não para de crescer e podem ser substituídas sem prejuízo por uma toalha grande, macia e felpuda de adulto mesmo. 
Hoje, minha lista de itens necessários para as mães de primeira viagem seria bem diferente e incluiria bomba elétrica tira-leite e internet banda larga. Isso mesmo, nada foi mais útil do que a internet para eu conseguir cuidar da Nina. 
Quero deixar claro que o pediatra sempre deve ser consultado, nada substitui um profissional e se você não se sente à vontade para recorrer ao seu, é melhor procurar outro. Mas, a experiência de outras mães, os sites de pediatria e de bebês, os blogs e mesmo os artigos acadêmicos disponíveis na web me trouxeram informação sobre os mais diversos assuntos como armazenamento e oferta do leite materno quando eu voltei ao trabalho, estímulos e brincadeiras para cada fase quando estava louca de ansiedade para que ela interagisse conosco, primeiras providências quando ela sofreu uma queda, nutrição infantil e introdução alimentar, o conceito de baby wearing, as ideias para o aniversário, a publicidade infantil, a violência no parto e mais um tanto de coisa que eu estou aprendendo nessa construção da mãe que eu escolho ser diariamente. Isso sem contar o sem-fim de músicas, da irritante famosa galinha à música clássica, passando pela deliciosa Palavra Cantada. E aqui paro para indicar a Rádio Radinho
Diante de cada questão que se coloca, de cada etapa do desenvolvimento da minha pequena corro a pesquisar madrugada afora para educá-la de forma consciente.

Então, como disse o Gil, veleje nesse infomar e aproveite a vazante da infomaré. Deixo um vídeo para quem quiser aprender a otimizar suas buscas, porque às vezes a gente acha que sabe usar, mas tá deixando várias ferramentas de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário